Fórum Fiat Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Injeção Eletrônica

4 participantes

Ir para baixo

Injeção Eletrônica Empty Injeção Eletrônica

Mensagem  Hermes Seg Out 10, 2011 4:58 pm

- É uma das grandes inovações tecnológicas do automóvel. Surgiu na década de 1980 e foi aperfeiçoada na de 1990. A injeção, mesmo antes de contar com gerenciamento eletrônico, veio para substituir o velho carburador e agregar mais eficiência ao motor, principalmente quanto às emissões gasosas pelo escapamento. Como ocorria com o carburador, a função deste equipamento é fazer a mistura de ar e combustível, só que nos modernos sistemas isso é feito de maneira extremamente precisa.

Embora pareça complicado à primeira vista, o sistema é simples. Quem determina quando, quanto e por quanto tempo as válvulas de injeção (injetores) abrem é um computador. Mas ele faz isso baseado em informações como o quanto o motorista apertou o pedal do acelerador, a rotação do motor, a pressão reinante no coletor de admissão e as temperaturas do ar e do líquido de arrefecimento. Essas informações são colhidas por sensores e transformadas em sinal elétrico, para chegarem ao computador.

A quantidade de combustível deixado entrar irá se juntar ao ar que o motor está admitindo, momento em que se forma a mistura ar-combustível.

A injeção eletrônica pode ser tanto em ponto central, chamada de injeção monoponto (EFI), quanto em tantos pontos quanto forem os cilindros, denominada multiponto (MPFI). Ainda, a injeção multiponto pode ser seqüencial (SFI), a maioria hoje por razões de emissões. Na injeção seqüencial as válvulas se abrem segundo a ordem de ignição do motor. Assim, toda injeção SFI é multiponto.

As válvulas de injeção dos sistemas MPFI ou SFI localizam-se nos ramos do coletor de admissão, logo antes dos dutos de admissão do cabeçote. Começam a se popularizar na Europa os sistemas de injeção direta na câmara de combustão (GDI), mas esses motores ainda não podem funcionar no Brasil devido ao elevado teor de enxofre da nossa gasolina, que afeta os injetores.

Não existe manutenção preventiva do sistema de injeção, o que é uma boa notícia para os proprietários. O único trabalho é mandar fazer limpeza das válvulas (bicos) de injeção se o funcionamento do motor se tornar irregular e com falhas, sem que a luz de aviso de irregularidade se acenda.

Para prolongar ao máximo a eficiência das válvulas de injeção o carro deve preferencialmente ser abastecido com gasolina aditivada, que assegura a limpeza dos componentes por pelo menos 150.000 km, podendo passar disso. Curiosamente, alguns manuais de carros nacionais, como o do Honda Fit, por erro de tradução recomendam usar gasolina comum não-aditivada, mas isso não deve ser levado em consideração: nos países avançados toda gasolina é aditivada há pelo menos 10 anos.

A gasolina aditivada tem o efeito benéfico de manter limpo todo o sistema de alimentação, começando da bomba de combustível, bem como cabeçote, válvulas de admissão e escapamento e câmara de combustão. Deve ser usada também em veículos flexíveis em combustível (os flex atuais).

Deve ser lembrado que embora custe pouco mais, a gasolina aditivada mais do que compensa no longo prazo, pois evita despesas com limpeza de válvulas de injeção.

Uma recomendação: só abasteça em postos de bandeira conhecida (como, por exemplo, Esso, Petrobrás, Shell, Texaco). De outras bandeiras, só por recomendação de alguém que tenha experiência com um determinado estabelecimento. E fuja de combustível muito barato, pois como ninguém gosta de perder dinheiro, preço baixo é caminho certo para pôr no seu carro gasolina adulterada.
Hermes
Hermes
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense

Ir para o topo Ir para baixo

Injeção Eletrônica Empty Re: Injeção Eletrônica

Mensagem  Marco Aurélio Seg Out 10, 2011 5:22 pm

Muito obrigado ao nosso irmão Hermes por auxiliar no nosso primeiro tópico sobre parte eletrica,ja ganhou um presente do nosso fórum usufrua do melhor modo possível e muito obrigado pela sua contribuição a nossa comunidade...

Abraços...
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Injeção Eletrônica Empty Re: Injeção Eletrônica

Mensagem  Hermes Seg Out 10, 2011 5:32 pm

Valeu irmão!
É uma honra pra mim.
abç.
Hermes
Hermes
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense

Ir para o topo Ir para baixo

Injeção Eletrônica Empty Re: Injeção Eletrônica

Mensagem  Danilo Castorino Felix Seg Out 10, 2011 6:29 pm

muito interessante, obrigado pela aula Smile
Danilo Castorino Felix
Danilo Castorino Felix
Promoter
Promoter

Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 32
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

Injeção Eletrônica Empty Injeção G7

Mensagem  ojsvargas Sáb Mar 01, 2014 7:22 pm

Olá amigos.
Gostaria de saber onde é possível "descobrir" o tipo de protocolo existente no conector da INJEÇÃO Magneti Marelli IAW 1G7 (usada nos Fiat motor 1.5 mpi).
A ideia é mostrar os dados dos sensores em um celular ou um PDA. Sistema Android por exemplo.
Já existem para carros mais modernos, e custam "aceitáveis" R$ 500,00 por modelos até com wi-fi.
Adoraria usar um ipad no painel do meu Palio informando os dados do motor, seria legal né ?
Ví scanners Launch bem baratos no mercado, mas só funcionam para carros acima de 2008, como meu palio é 96 o escanner não entra.
Alguma sugestão ???

Grato.

ojsvargas

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Injeção Eletrônica Empty Re: Injeção Eletrônica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos