Fórum Fiat Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pintando as Lanternas

Ir para baixo

Pintando as Lanternas  Empty Pintando as Lanternas

Mensagem  Hermes Sáb Out 15, 2011 7:16 pm

O que você vai precisar:

- Solvente e material de limpeza (pincel, trapos, mangueira...).
- Verniz vitral vermelho vivo e fumê.
- Fita crepe, jornal e estilete.
- Tinta Duco automotiva ou similar (na cor que você desejar)
- Compressor de ar com pistola de pintura.
- Verniz automotivo (poliéster, bicomponente ou similar).
- Solvente para a tinta e o verniz (anjo)
- Algumas horas de trabalho intercaladas em dias diferentes.
Pintando as Lanternas  Produots



1- Preparando as Lanternas.

- Limpe bem as lanternas, mas bem mesmo... Cuidado para não usar produtos fortes como solventes ou algo assim, pois eles derretem o plástico das lanternas. Depois faça o isolamento das áreas que você não quer pintar (usando fita crepe e jornal), se você preferir, retire-as do veículo é mais garantido. Novamente limpe as lanternas para ter certeza que não ficou nenhuma impureza ou oleosidade.

Pintando as Lanternas  Preparaa



2 - Pintando de Vermelho

- Veja se a consistência da tinta está legal para aplicar via pistola, faça alguns testes antes de aplicar sobre a lanterna. Normalmente o verniz vitral já vem na consistência ideal para esse uso, mas se você perceber que ela está muito grossa, dilua com solvente (pode ser thinner ou água raz). Depois vá aplicando em camadas finas para não correr o risco de escorrer a tinta, o melhor é primeiro aplicar várias camadas na área a ser mudada de cor (o pisca e luz de ré) e depois aplicar mais algumas camadas em toda a lanterna, assim a cor fica mais uniforme. Espere sempre alguns minutos entre camadas e depois deixe secar por meia hora.


3 - Escurecendo as bordas


- Para dar um ar um acabamento um pouco melhor; nós aplicamos o mesmo verniz vitral, mas agora fumê, nas bordas fazendo um pequeno "degradê" assim a lanterna fica com um pouco mais de "profundidade", mas não marcamos muito, foi realmente só para dar um acabamento um pouco diferenciado. Para isso, o procedimento de pintura é o mesmo, apenas regule a pistola para ter um "leque" um pouco menor e vá aplicando a tinta do jornal para a lanterna aos poucos até atingir o visual desejado. Espere secar por mais 30 min, antes de aplicar o verniz.

Pintando as Lanternas  Verniz



4 - Passando o Verniz

- Para o verniz nós utilizamos a base poliéster; caso você tenha acesso ao verniz bicomponente esse também é uma ótima alternativa, pois oferece resistência e "profundidade" a pintura. Basicamente o processo para passar o verniz é o mesmo da tinta; aplicando em várias camadas se garante uma boa cobertura e um acabamento legal é importante aqui passar um verniz de boa qualidade e numa boa quantidade; pois o verniz vitral tende a desbotar com o tempo e o verniz superficial irá ajudar a mantê-lo por mais tempo. Caso após o verniz começar a secar, a lanterna também começar a "esbranquiçar" ou "fosquear", não se preocupe, deixe o verniz secar bem (algumas horas) e depois faça o polimento, assim o brilho voltará de maneira intensa.


Pintando as Lanternas  Antesedepois





Hermes
Hermes
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos