Faróis e lanternas do carro – como cuidar deles, e detalhes interessantes
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Faróis e lanternas do carro – como cuidar deles, e detalhes interessantes
Aqueles que tem carros que foram comprados zero-quilômetro na concessionária, e que sempre estão trocando seu veículo por um novo, constantemente, talvez não parem para pensar nos faróis e lanternas. Mas os que tem carros um pouquinho mais velhos sabem como sempre temos que tomar alguns cuidados e medidas para que eles funcionem bem.
Vamos analisar algumas coisas sobre estes importantes equipamentos de nossos carros, e saber o que fazer para não termos nossa visão prejudicada, nem prejudicar a dos outros:
Farol baixo é obrigatório do pôr do sol ao amanhecer
Mesmo dentro da cidade! A mania que muitos tem de ficar andando pela cidade apenas com a lanterna acesa é errada, proibida por lei e muito perigosa! Vamos atentar a isso. Usando apenas a lanterna, os outros carros não nos verão, só farão isso quando estiverem bem perto… aí pode ser tarde demais.
Neste quesito, podemos até mesmo ir um pouco adiante, com uma precaução extra: por quê não usar os faróis baixos já lá pelas 5 da tarde, quando fica um pouco mais escuro? Também podemos usar ele quando estiver chovendo, ou quando tiver neblina dentro da cidade. Ninguém vai reclamar, e o resultado será benéfico para todos.
Nas estradas, hoje já não é mais obrigatório ligarmos os faróis baixos durante o dia, mas muitos continuam fazendo isso. É bom para que os outros nos vejam, especialmente em estradas de mão dupla, onde ficamos quase de frente com os que vêm do sentido contrário.
Nada de farol alto quando vier alguém do sentido contrário
Quando viajamos pelas estradas brasileiras de noite, percebemos uma atitude um tanto egoísta de muitos motoristas: manter o farol alto o tempo todo. Eles o acendem quando estão sozinhos na estrada, aí sentem uma certa preguiça de desativar o mesmo quando nós cruzamos com eles. Fazer isso é muito perigoso, pois a pessoa que vêm no sentido contrário pode ter seus olhos ofuscados a ponto de perder o controle do carro e vir para cima da gente. Todos saem perdendo.
Usar farol de neblina em conjunto com as lanternas é bonito, mas inútil
Todos que tem faróis de neblina no seu carro gostam de andar com eles acesos. Eu me incluo nessa. Mas, para efeitos de iluminação das ruas, o farol de neblina é inútil. Ele é feito para ser usado na neblina, como seu nome diz, passando por baixo dela e ajudando o motorista a não iluminar a própria neblina e se ofuscar.
Quando não estamos com neblina naquele ambiente, o farol de neblina não serve para muita coisa. Não alerta os motoristas que vêm no sentido contrário e não ilumina as placas, etc.
Mantenha os faróis e lanternas limpos, para não perderem eficiência
Essa dica é óbvia. Claro que é difícil o carro estar tão sujo que os faróis e as lanternas fiquem mais fracos. Mas ás vezes saímos de uma estrada de terra e não pensamos em fazer a limpeza dos mesmos, para melhor eficiência.
Farol de neblina ou farol de milha?
Muitos confundem farol de neblina com farol de milha. Farol de milha são aqueles geralmente redondos, que tem a função de ser um farol alto de maior alcance. Tipo aqueles instalados no parachoque dos Fusca. Os faróis que existem na parte de baixo do parachoque, em carros mais modernos, quase sempre são faróis de neblina.
A regulagem dos faróis é muito importante
Com o tempo, a vibração do carro faz com que os faróis fiquem desregulados, especialmente nos modelos mais velhos. Nós não queremos que o farol do nosso carro ilumine o chão, ou cegue as pessoas que vêm de encontro a ele. Por isso, faça sempre aquela regulagem dos faróis em um centro automotivo. Custa não mais que 5, 10 reais. Ou faça a regulagem em casa mesmo, conforme explicamos na matéria Como regular o farol do carro?, publicada em abril de 2008.
Vamos analisar algumas coisas sobre estes importantes equipamentos de nossos carros, e saber o que fazer para não termos nossa visão prejudicada, nem prejudicar a dos outros:
Farol baixo é obrigatório do pôr do sol ao amanhecer
Mesmo dentro da cidade! A mania que muitos tem de ficar andando pela cidade apenas com a lanterna acesa é errada, proibida por lei e muito perigosa! Vamos atentar a isso. Usando apenas a lanterna, os outros carros não nos verão, só farão isso quando estiverem bem perto… aí pode ser tarde demais.
Neste quesito, podemos até mesmo ir um pouco adiante, com uma precaução extra: por quê não usar os faróis baixos já lá pelas 5 da tarde, quando fica um pouco mais escuro? Também podemos usar ele quando estiver chovendo, ou quando tiver neblina dentro da cidade. Ninguém vai reclamar, e o resultado será benéfico para todos.
Nas estradas, hoje já não é mais obrigatório ligarmos os faróis baixos durante o dia, mas muitos continuam fazendo isso. É bom para que os outros nos vejam, especialmente em estradas de mão dupla, onde ficamos quase de frente com os que vêm do sentido contrário.
Nada de farol alto quando vier alguém do sentido contrário
Quando viajamos pelas estradas brasileiras de noite, percebemos uma atitude um tanto egoísta de muitos motoristas: manter o farol alto o tempo todo. Eles o acendem quando estão sozinhos na estrada, aí sentem uma certa preguiça de desativar o mesmo quando nós cruzamos com eles. Fazer isso é muito perigoso, pois a pessoa que vêm no sentido contrário pode ter seus olhos ofuscados a ponto de perder o controle do carro e vir para cima da gente. Todos saem perdendo.
Usar farol de neblina em conjunto com as lanternas é bonito, mas inútil
Todos que tem faróis de neblina no seu carro gostam de andar com eles acesos. Eu me incluo nessa. Mas, para efeitos de iluminação das ruas, o farol de neblina é inútil. Ele é feito para ser usado na neblina, como seu nome diz, passando por baixo dela e ajudando o motorista a não iluminar a própria neblina e se ofuscar.
Quando não estamos com neblina naquele ambiente, o farol de neblina não serve para muita coisa. Não alerta os motoristas que vêm no sentido contrário e não ilumina as placas, etc.
Mantenha os faróis e lanternas limpos, para não perderem eficiência
Essa dica é óbvia. Claro que é difícil o carro estar tão sujo que os faróis e as lanternas fiquem mais fracos. Mas ás vezes saímos de uma estrada de terra e não pensamos em fazer a limpeza dos mesmos, para melhor eficiência.
Farol de neblina ou farol de milha?
Muitos confundem farol de neblina com farol de milha. Farol de milha são aqueles geralmente redondos, que tem a função de ser um farol alto de maior alcance. Tipo aqueles instalados no parachoque dos Fusca. Os faróis que existem na parte de baixo do parachoque, em carros mais modernos, quase sempre são faróis de neblina.
A regulagem dos faróis é muito importante
Com o tempo, a vibração do carro faz com que os faróis fiquem desregulados, especialmente nos modelos mais velhos. Nós não queremos que o farol do nosso carro ilumine o chão, ou cegue as pessoas que vêm de encontro a ele. Por isso, faça sempre aquela regulagem dos faróis em um centro automotivo. Custa não mais que 5, 10 reais. Ou faça a regulagem em casa mesmo, conforme explicamos na matéria Como regular o farol do carro?, publicada em abril de 2008.
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