Fórum Fiat Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

4 participantes

Ir para baixo

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc Empty Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

Mensagem  Fabrício Coimbra Kamikaze Sáb Out 22, 2011 5:44 pm

Amigos achei legal este HOW-TO para fazer uma caixa selada e acabamentos em carros usando fibra de vidro.

Bom retirei do Club do chevette do Rio de janeiro o qual tambem faço parte.

Bom pelomenos so quero ajudar.


Tutorial escrito em inglês por Chris - cas1383@njit.edu e cedido gentimente à AutoSom.net para tradução.

Esta é outra etapa do tutorial de fibra de vidro com os princípios de fiberglassing. Eu não sou um profissional então eu não sei se esta é a melhor maneira fazer, mas ficou bem detalhado, assim você pode definitivamente aprender como fazer fácil esta tarefa lendo estas etapas. Também, neste tutorial estarei usando anéis de MDF, você pode ver como fazê-los aqui . É difícil medir o volume interno exato de uma caixa a ser produzida, assim foi escolhido uma caixa selada. o espaço é pequeno, mas o principal aqui é ter espaço disponível no porta-malas então a caixa terá um alto fator q, aproximadamente 0.9 a 1.0 e os subwoofers são de 6 polegadas.


Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 1%20--%20start%20with%20trunk

Isto é o que eu tenho para trabalhar... Originalmente esse carro tinha uma gigantesca, pré fabricada caixa bandpass que tomava todo porta-malas e tinha um som horrível.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 2%20--%20clear%20the%20area

Limpe toda a área. Comece retirando todas as sujeiras do carpete

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 3%20---%20tape%20area%20well

Forre toda a área com fita adesiva para formar uma máscara. Tente estimar o tamanho da caixa e forre de 3 a 5 polegadas a mais, que dará margem para a sobra da fibra de vidro que será cortada. A fita adesiva é colada diretamente sobre o carpete pois será removido mais tarde, se for colado sobre parte metálica ou lisa, será mais difícil de retirar (podendo até ser necessário utilizar um removedor de cola). Utilize uma fita crepe barata, pois vai ser descartável, se você tiver mais dinheiro, poderá gastar com fitas adesivas melhores que são mais fáceis de descolar e impermeabilizam melhor a área.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 4%20--%20wrappers

Coloquei papel alumínio sobre a fita. Esta etapa não é necessária, mas como o carro não é meu, não quero que a resina atravesse a fita adesiva grudando no carpete.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 5%20--%20alum%20foil%20d%20trunk

Esta foto do porta-malas com a fita colada e por cima pedaços de papel alumínio.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 8%20--%20respirator%20mask

Esta é a máscara apropriada que você deve usar. O cheiro da resina não é brincadeira, eu fiz a primeira camada usando uma camiseta como máscara e 3 horas depois meus pulmões pareciam absorver menor ar do que eu respirava, isto me assustou um pouco e me fez voltar pra casa e comprar um respirador de R$25 que funciona muito bem, você não sente o cheiro da resina, cigarros nem o fedido do seu amigo.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 6%20---%20base%20coat,%201%20layer%20of%20glass

Esta foto é logo depois da primeira camada de fibra de vidro. Minha dica é mergulhar o pincel na resina, espalhá-la sobre a área e depois espalhar a fibra. Mergulhe outra vez o pincel na resina e com movimentos suaves, sature a fibra com a resina, até que pareça transparente. Se você vir pontos brancos pequenos, é provavel que sejam bolhas de ar, onde a fibra fizer bolhas, melhor remove-las porque se você tiver camadas com bolhas, a resistência da parede será comprometida. Também, ao misturar a resina ao catalisador, não misture tudo, pois pode endurecer tudo se você demorar a gastá-la e vai perder toda a resina. O frasco vem com uma quantidade recomendada de catalisador -- este é aconselhado para a temperatura ambiente em aproximadamente 22 graus Celcius, assim que se estiver mais frio, adiciona mais catalisador, se estiver mais quente você pode adicionar menos. Se você adicionar demasiado catalisador, seu tempo do trabalho será menos tempo antes dele se tornar gel, e levará um dia para secar tudo. Eu pego um copo plástico limpo e misturo 90ml da resina e coloco 30 a 35 pingos de catalisador, isto dá cerca 30 minutos de tempo de trabalho e bastante resina para cobrir uma área decente. Mesmo que os frascos da resina veem com um tubo do catalisador, sempre falta e é bom comprar um tubo extra de catalisador.


Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 7%20--%20mold%20out%20of%20car

Depois de cerca de 2 horas, a fibra está seca. Trabalhe com as mãos em volta do carpete e tire-o fora. Então remova toda a fita e o papel alumínio.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 9%20--%20tape%20and%20alum%20removed

Esta é uma foto da caixa, depois de removida a fita e o papel alumínio.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 10%20--%20lay%20glass%20inside

Uma camada adicional de fibra é aplicada por dentro. Uma vez que o molde foi removido, faça todo o trabalho fora do carro, porque você não vai querer colocá-lo de volta, é mais fácil trabalhar fora do porta-malas.


Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 11%20--%20test%20fit%20--%20trace%20outline

Depois que a camada estiver seca, coloque de novo no lugar, deve encaixar perfeitamente. Trace o contorno da caixa que você quer, o excesso você irá cortar fora. (há várias bolhas de ar, mas a parede parece firme, deve ser porque eu corri pra fazer uma camada)

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 12%20--%20rotozip%20the%20excess%20edges

E usei um cortador rotozip spiral para retirar o excesso. Os cantos são normalmente finos e feios, mas quando você cortar vai ver uma boa estrutura em fibra.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 13%20--%20mdf%20rings%20mount1


Próximo, eu montei os anéis de MDF. As hastes de madeira sao de 0,25 polegadas de diâmetro e consegui num depósito de material de construção por $.40. Corte e coloque no lugar que você quer. Usei cola quente para fixar o anel à caixa, esta etapa é tediosa porque você tem que segurar o anel por aproximadamente 5 minutos até que fique fixa.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 14%20--%20mdf%20rings%20mount2

Ambos os anéis montados, dê uma pressão para ver se estão bem fixos. Você estará pressionando a tela sobre elas e você não quer que elas desmontem ao fazer isto posteriormente.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 16%20--%20wrap%20with%20cloth


Utilize algum tecido de algodão/poliéster bem elástico para envolver o conjunto. Não interessa o material que você usar, desde que seja fino e muito elástico. Um tecido chamado fleece é muito comum de usar e muito barato, ele estica bem e é bem fino, a espessura é boa porque absorve bem a resina e se torna bem dura mesmo sem muita fibra por cima.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 17%20--%20cut%20excess%20cloth

Após colocar o tecido sobre a caixa, fixe como você quiser, eu simplemente usei cola quente sobre a caixa. Depois corte o excesso de tecido.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 18%20--%20resin%20the%20cloth

Mergulhe o pincel na resina e pincele toda a área, exceto o buraco dos falantes que serão cortados fora. A parte escura que você enxerga são os anéis de MDF, passe bem a resina para que o tecido cole à madeira. Utilize pinceis baratos, pois eles irão estragar rapidamente. Se você quiser usar a mesma escova nas várias camadas, você deve deixá-lo de molho em acetona enquanto uma camada seca, isso evitará que a resina seque sobre a escova.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 19%20--%20glass%20the%20cloth

Uma vez seco, passe uma camada de resina e fibra por fora. Normalmente passo 2 camadas em volta da caixa e funciona bem, você pode colocar mais se quiser deixá-lo mais forte, 4 a 5 camadas e você poderá até colocar o carro sobre a caixa sem entortá-la.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 20%20--%20outside%20glassing%20done%20--%20let%20dry

Essa é a caixa com todas as camadas aplicadas, esperando secar. A lata ao lado direito é da resina, se você planeja fazer algo decente como este projeto, compre um deste tamanho (aproximadamente 4 litros). Em lojas de material de construção, supermercados, você compra 1/4 desta lata por $10 mas em marinas ou lojas para restauração de barcos você pega uma lata com catalisador por r$16, a mesma resina mas muito mais barata.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 21%20--%20circle%20cut%20edge

A parte externa está agora toda seca, assim você tem que cortar o pano em excesso. Eu usei um rotozip mas você pode usar um jigsaw ou o que você tiver. Tente cortar a fibra de vidro bem perto da madeira, terá uma aparência melhor quando você colocar carpete ou courvin ou pintar.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 22%20--%20circle%20all%20cut

Aqui, uma foto dos buracos cortado dos falantes.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 23%20---%20speaker%20test%20fit

Aqui, um teste para ver se os falantes se encaixam perfeitamente.

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc 24%20--%20mount%20in%20car

Eu coloquei a fiação nos falantes e fiz um furo na parte traseira da caixa para passar a fiação. Usei cola quente para vedar o burado. Teve um encaixe perfeito e agora você tem espaço no porta-malas e o som é muito bom para 2 subwoofers de 6 polegadas. Outros 2 irão ajudar no barulho.


Material requerido
4 litros de resina para fibra de vidro
Fibra de vidro
Catalisador extra
2'x4' pedaços de MDF para os anéis
2 pincéis descartáveis
luvas descartáveis
fita adesiva (crepe)
pistola de cola quente
tecido[/quote]
Fabrício Coimbra Kamikaze
Fabrício Coimbra Kamikaze
Promoter
Promoter

Mensagens : 50
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 44
Localização : Ubatuba - SP

https://plus.google.com/u/0/photos/104067932215383009246/albums?

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc Empty Re: Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

Mensagem  edson_macedo Qua Out 26, 2011 11:40 pm

Opa blz parabens.... muito bem explicado e muito bem feito .....
edson_macedo
edson_macedo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/10/2011
Idade : 46
Localização : Porto Alegre

http://www.clubedotipo-rs.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc Empty Re: Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

Mensagem  Hermes Qua Nov 09, 2011 5:48 am

mto bom!
Hermes
Hermes
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc Empty Re: Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

Mensagem  Fabrício Coimbra Kamikaze Qua Nov 09, 2011 8:55 am

Muito grato amigos apartir de hoje estarei on line todas as noites

abração a todos e vamos buscar coisas boas e novas para nosso forum.
Fabrício Coimbra Kamikaze
Fabrício Coimbra Kamikaze
Promoter
Promoter

Mensagens : 50
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 44
Localização : Ubatuba - SP

https://plus.google.com/u/0/photos/104067932215383009246/albums?

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc Empty Re: Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

Mensagem  Marco Aurélio Qua Nov 09, 2011 2:50 pm

isso ai Fabrício estaremos juntos nessa missão de fazer nosso fórum crescer cada dia mais obrigado por tudo Fabrício e a todos os irmãos que sempre esta nos ajudando Wink Wink ...

Abraços...
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc Empty Re: Trabalhando com fibra de vidro,acamentos, caixa de som..etc

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos