Fórum Fiat Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Envelopamento

3 participantes

Ir para baixo

Envelopamento Empty Envelopamento

Mensagem  Marco Aurélio Qui Out 20, 2011 9:24 pm

Maneira barata de mudar a cor do veículo, envelopamento fosco com vinil ainda protege a carroceria
Se você acha que a pintura do carro se divide entre cores lisas, metálicas e perolizadas, saiba que uma nova começa a chamar atenção nas ruas brasileiras: o fosco. Quem anda por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia já deve ter cruzado com alguma dessas máquinas cobertas com o novo acabamento, geralmente preto fosco.

Esse "traje de gala" nada mais é do que a aplicação de uma fina película adesiva de vinil. Produto em alta na Europa e nos Estados Unidos - além de marcar presença em algumas versões do jogo para video games e computadores Need for Speed -, eles começaram a pipocar nas ruas brasileiras há cerca de um ano. A transformação, que é bem menos complicada do que uma nova pintura, é um processo chamado de envelopamento (leia o passo a passo ao lado).

"São necessários dois dias para envelopar um carro inteiro e a aplicação é feita peça por peça", afirma o proprietário da Adesivo Fosco, Felipe Castelli. "Às vezes é preciso retirar um retrovisor ou um puxador, mas na maioria dos carros o procedimento não exige o desmonte de peças." A empresa de Castelli, de São Paulo, faz cerca de 25 envelopamentos por mês.

Além de diferenciação no visual, outra vantagem do vinil é a proteção extra à pintura. Com esse adesivo plástico, aqueles pequenos arranhões na lataria, tão comuns no dia a dia, saem do time de problemas que o motorista enfrenta. E é por isso que o envelopamento não é coisa só de jovens ávidos por modificações. Há também donos mais conservadores e empresas que buscam o serviço - alguns já levam o carro diretamente da revenda para o envelopamento.

Aliás, vale a pena dar uma olhada nas leis antes de efetuar o serviço. Se a ideia é manter a cor original do veículo, como deixar fosco um veículo que já é preto, nada mais precisa ser feito. Porém para alterar a cor é necessário mudar a documentção (veja ao lado).

Nos três primeiros dias após a aplicação, o motorista precisa ter cuidados especiais para não estragar o vinil. Nesse período, nada de sol - o ideal é rodar só à noite ou sair da loja direto para garagem coberta.

Passada essa "quarentena", rode à vontade, mas mantenha atenção especial com a limpeza. Castelli afirma que o ideal é lavar o carro toda vez que ele estiver sujo ou, pelo menos, uma vez por semana. Detalhe: só use água e sabão, sem cera. Caso seja adepto das lavadoras de alta pressão, mantenha o jato a pelo menos um metro de distância, para que a força da água não estrague o envelopamento. Com essas ressalvas respeitadas, o vinil pode durar até cinco anos, dependendo da marca - os lojistas afirmam que as importadas têm qualidade superior.

Apesar de parecer trabalhoso, o cuidado com o carro envelopado é mais simples do que parece, conforme explica o gerente Marcel Winnubst, de 23 anos. "É muito mais fácil para limpar. Qualquer duchinha de posto de gasolina resolve", garante ele, que gastou cerca de 2 000 reais no serviço. Ele é dono de um Ford Fusion SEL 2.3 2008 e apostou no vinil há cerca de um ano, em busca de um visual diferenciado. Contudo acabou se surpreendendo com a proteção extra dada. "Fusion é um pouco carro de ‘tiozinho’ e quis deixar ele mais exclusivo. Mas acabei percebendo que o vinil também impede os arranhões na lataria."

O preço é o grande atrativo para quem prefere usar o vinil no carro para mudá-lo de cor. Na Adesivo Fosco, por exemplo, envelopar um hatch compacto custa cerca de 1 500 reais. Por outro lado, uma repintura completa não sairia por menos de 3 000 reais.

Outra vantagem está na possibilidade de voltar à pintura original caso o motorista não goste do resultado ou se canse do visual. Basta retirar a película para ter de volta a cor que veio de fábrica. Remoção que, se feita por profissionais, não deixa qualquer dano na pintura. É só lavar com querosene e polir à máquina para ela voltar a brilhar pelas ruas.

Se o desejo do proprietário é apenas deixar o veículo com jeitão de máquina exclusiva, há também a possibilidade de envelopar somente algumas partes do carro. Aplicar o vinil em um capô, por exemplo, custa em torno de 300 reais, valor que também varia de acordo com o material utilizado.

Para quem gostaria da pintura fosca mas não gosta do preto, é possível encontrar outras cores à disposição - pelo menos 50 tonalidades, que variam do branco ao vermelho, passando por verde, amarelo, azul... Em resumo: tem película para todos os gostos, inclusive imitação de fibra de carbono.



--------------------------------------------------------------------------------

FORA DA LEI

Se a ideia é mudar a cor do veículo, não se esqueça de alterar os documentos. O Detran-SP explica que o motorista precisa pedir uma autorização prévia ao órgão e depois, com o carro envelopado, deve levar a nota fiscal do serviço, montar o processo de transferência e passar pela vistoria. Se o veículo já estiver licenciado no ano, a taxa é de 126,43 reais. Caso não esteja, fica em 182,26 reais. Vale lembrar que, se as alterações não forem feitas, o motorista pode ser multado em 127,69 reais, levar 5 pontos e ter o carro apreendido



--------------------------------------------------------------------------------

BRILHOU

A prova da flexibilidade desse processo estava no último Salão do Automóvel, em São Paulo. No estande da Mercedes havia um SLS GT3 todo cromado - o que o transformou em um espelho gigante. Se ficou com vontade de fazer o mesmo no seu carro, pode desistir. A legislação não permite andar com um carro cromado pelas ruas, devido ao risco de ofuscamento.



--------------------------------------------------------------------------------

O CAMINHO DO ENVELOPE

1. O automóvel é lavado e tratado com produtos para tirar marcas de piche e outros resíduos na lataria. Isso facilita a aderência do adesivo.
Envelopamento UAt3y
2. Os adesivos são cortados no formato exato de cada peça. A perícia do instalador é essencial para que o vinil não fique com bolhas ou imperfeições.
Envelopamento YxmOQ
3. Após a aplicação, começa o acabamento final. Nessa etapa, se costuma usar um secador térmico e uma espátula para realizar a moldagem.
Envelopamento Zvpoh
4. Depois, as rebarbas são retiradas com um estilete. Aí vale a perícia do profissional, que tem de tomar o cuidado para não riscar a lataria.
Envelopamento WyQWY

Por Fernando Cassaro | Fotos: Juliano Barata
Revista Quatro Rodas
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Envelopamento Empty Re: Envelopamento

Mensagem  Danilo Castorino Felix Sáb Out 22, 2011 7:32 am

confesso que to com uma vontade enorme de envelopar o temprão, num futuro bem proximo.!
Danilo Castorino Felix
Danilo Castorino Felix
Promoter
Promoter

Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 32
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

Envelopamento Empty Re: Envelopamento

Mensagem  Marco Aurélio Sáb Out 22, 2011 8:03 am

http://www.carropc.com.br/2006/veiculo/1145836/campinas/fiat-tempra-2.0-8v-ie-1996-preto-gasolina olha esse preto que eu achei muito lindao
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Envelopamento Empty Re: Envelopamento

Mensagem  Tales Ter Nov 15, 2011 5:13 pm

O mais legal é ter um carro de cor clara e envelopar o teto de Di-Noc (carbono)!

Tales

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/11/2011
Idade : 27
Localização : Jundiaí - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Envelopamento Empty Re: Envelopamento

Mensagem  Marco Aurélio Ter Nov 15, 2011 5:22 pm

sim fica lindo mesmo,esses dias vi um vectra assim coisa linda,um carro que achei legal foi um vectra preto fosco que eu vi fico top demais,envelopamento fica chique.

Abraços...
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Envelopamento Empty Re: Envelopamento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos