de correia da fiat Motores 1.6 8 válvulas Palio 1.6 IE 8V, Siena 1.6 IE 8V, Tipo 1.6 IE 8V e Tipo 1.6 MPI 8V

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de correia da fiat Motores 1.6 8 válvulas Palio 1.6 IE 8V, Siena 1.6 IE 8V, Tipo 1.6 IE 8V e Tipo 1.6 MPI 8V

Mensagem  Fabrício Coimbra Kamikaze em Sab Nov 12, 2011 2:55 pm

Motores 1.6 8 válvulas
Palio 1.6 IE 8V, Siena 1.6 IE 8V, Tipo 1.6 IE 8V e Tipo 1.6 MPI 8V



>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para que seja possível a visualização da referência de sincronismo do eixo comando de válvulas, abra a janela existente na parte superior da capa de proteção da correia dentada - figura 1;
Com a janela aberta, gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência da proteção da correia- figura 2;
Nessa condição o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior PMS. O PMS do primeiro cilindro pode ser verificado pelo alinhamento do rasgo de chaveta da engrenagem do virabrequim com a referência existente no flange dianteiro do bloco do motor - figura 3. A visualização da engrenagem do virabrequim só é possível após a retirada da capa de proteção da correia dentada, conforme explicaremos a seguir.
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, faça o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia



Posicione o veículo em um elevador automotivo;
Retire a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama;
Alivie a tensão das correias auxiliares e retire-as;
Remova a proteção inferior do volante e posicione a ferramenta específica para travamento da árvore de manivelas (figura 4);
Com a árvore de manivelas travada, solte a polia do virabrequim (roda fônica) e retire-a;
Retire a capa de proteção da correia dentada;
Confira atenciosamente o sincronismo da correia (figuras 2 e 3);
Com a correia sincronizada, solte a porca de fixação de seu tensionador e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 25 N.m (2,5 Kgf.m);
:.Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;


Dê dois giros manuais no motor (voltas completas) e confira as condições de sincronismo e o tensionamento o

da correia dentada (figuras 2 e 3). Se for necessário efetue ajustes;

Reinstale tudo o que foi retirado. Torque recomendado para a polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m).





http://imageshack.us/g/850/semttulo1lz.jpg/

Trocar de correia dentada do fiat palio 8 valvulas
manual correia dentada fiat palio
perguntas frequentes
como trocar a correia dentada do fiat palio 8 valvulas?
como colocar o palio 8 valvulas no ponto?
qual é o ponto do cabeçote do palio 8 v?
resposta
tutorial completo de como colocar o fiat palio 8v no ponto abaixo




Uma correia de distribuição mal colocada pode comprometer o comando de válvulas de motores mais modernos como o do Palio. Acompanhe aqui os passos para a troca correta desta correia. Você vai precisar de um conjunto de ferramentas para posicionamento do P M S (Raven 356), uma chave para tensionar a correia (Raven 349) e chaves estrela de 10, 13, 19, 24 mm. Siga estes passos:
1. Levante o veículo e remova a tampa de proteção do volante do motor (fig.1);
2. Posicione a ferramenta 356/B (fig.2);


3. Solte a porca de fixação da polia de árvore de manivelas, remova a polia e troque a correia;

4. Remonte a polia no local e aperte a porca de fixação.

5. Remova a ferramenta 356/B;

6. Posicione a ferramenta 356/A fixando-a, sem apertá-la totalmente, no furo inferior da proteção do volante (fig.3);

7. Gire a árvore de manivelas no sentidohorário até que o dente da ferramenta 356/A coincida com o primeiro vão à frente da marca existente na polia. Isto feito aperte o parafuso de fixação da 356/A até o fim;


8.Retire a tampa traseira do comando de válvulas e encaixe a chaveta da ferramenta 356 na sede existente no eixo (fig.4);

9. Com auxílio da chave estrela de 24mm, gire a ferramenta 356 até o ponto em que o pino de centralização desta coincida com o furo de fixação do cabeçote do motor;

10. Aperte então os dois parafusos de fixação da ferramenta 356 (fig.5);

11. Esta posição do comando corresponde ao ponto morto superior ou P M S. Utilizando a ferramenta Raven 349 tensione agora a correia da distribuição. Aviso importante: jamais utilize a ferramenta 356/A para travar o volante do motor durante a troca da correia (passos 2 a 4). Você poderá quebrar o dente da ferramenta.
fim do manual correia dentada fiat palio

Fabrício Coimbra Kamikaze
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