Encerar ou Polir

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Encerar ou Polir

Mensagem  tanassovia em Ter Nov 15, 2011 6:56 pm

POLIMENTO OU ENCERAMENTO NO CARRO?

Quando um carro sai de fábrica, sua chapa é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícron de espessura.
Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícron para o "primmer" que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícron para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda uma última camada de verniz incolor. Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão.
A tinta brilha, pois é, lisa e sem irregularidades.

DESGASTE:
Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades, comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

POLIMENTO:
O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é
através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa.
O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta.
Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes.
Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

CERA ALTERNATIVA MAIS COMUM:
Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura.
A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova.
Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques.
Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando desde um mero polimento até a aplicação de agentes "cristalizadores", a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada.
Não é recomendado o uso deste último, pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.


Bom gente eu sou um daqueles chatos que sempre que podia encerava o carro (Em média 1x por mes) e falo vale a pena.
Não importa tanto assim a marca da cera mas o fato de encerar ja ajuda e muito
Meu carro ja se livrou 3x de riscos indesejaveis por conta da cera pois os riscos atingiram a cera e não a pintura.
Pra se ter ideia 1x foi com macaco de borracheiro e chegou a fazer um risco amarelo na porta (amarelo pq era a cor do macaco). Passei a unha e saiu td o risco. Outras 2x foi com cadeira de rodas e novamente saiu com a unha pois afetou só a cera e não a pintura.
Enfim recomendação de quem faz não usem massa de polir e sim cera destas que se compra em supermercado mesmo.
Um abraço a tds
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Re: Encerar ou Polir

Mensagem  Marco Aurélio em Ter Nov 15, 2011 7:02 pm

Obrigado pela dica Tanassovia,se precisar de alguma coisa estamos ai.

Abraços...
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