Funcionamento do Ar Condicionado Automotivo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Funcionamento do Ar Condicionado Automotivo

Mensagem  Fabrício Coimbra Kamikaze em Sab Jan 14, 2012 11:51 pm

Todos os sistemas de A/C, incluindo o ar condicionado automotivo, funcionam, basicamente, da mesma forma, conforme os princípios da evaporação, da condensação, da compressão e da expansão, e consistem nos mesmos sete componentes principais:

o compressor,
o condensador,
o desumidificador,
o tubo de orifício ou válvula de expansão,
o evaporador,
as mangueiras
e, é claro, o gás refrigerador.




O gás refrigerador, num A/C, que é agora HFC-134a (R-134a), entra em erupção a cerca de -15.9F (-264ºC), o que significa que é um gás tipicamente abaixo dos níveis normais da pressão atmosférica.

Um dos princípios básicos em que um sistema A/C, funciona é o Latent Heat Evaporation (Evaporação do Calor Latente), que significa que o refrigerador deve estar pronto a evaporar, pelo que precisa, primeiro, de se tornar líquido.

Se você está pouco familiarizado com o Latent Heat Principle (Princípio do Calor Latente), este é, basicamente, o mesmo de como a transpiração regula a nossa temperatura corporal.

Num dia de muito calor. Quando nós transpiramos, a humidade evapora-se da nossa pele, absorvendo o calor nesse processo e transmitindo uma sensação de frescura.

Com o R-134a, do ar condicionado automotivo, para se poder subir o ponto de erupção a uma altura suficiente para que o refrigerador se condense em líquido a uma temperatura ambiente mais realista, tem que estar altamente pressurizado.

O sistema A/C, é uma laçada contínua, que é uma cisão entre o lado da alta-pressão e o lado da baixa-pressão do compressor. A alta-pressão criada pelo bombeamento do compressor empurra o agora aquecido e pressurizado gás refrigerador, através de uma mangueira, para o condensador, onde o calor provoca a condensação do gás refrigerador em líquido.

O líquido, ainda sob alta-pressão, corre então para a conduta de ar seco, que contém um filtro para remover quaisquer detritos que possam estar dentro do sistema, assim como matéria dessecante para remover qualquer humidade ou impureza do refrigerador. (A humidade, misturada com o gás refrigerador, pode formar um ácido corrosivo!)

O líquido refrigerador purificado, no do ar condicionado automotivo, corre através das mangueiras do A/C para a cabina do automóvel, onde sai então através de pequenos orifícios, tanto na forma de orifício fixo como na de válvula de expansão térmica. A névoa fina resultante que é calibrada pela válvula (pense num dedo a tapar o fim de uma mangueira) é difundida através do evaporador localizado na caixa de aquecimento que se situa por baixo do travessão.

A baixa de pressão causada pela válvula de expansão, no A/C automotivo, é suficiente para que o gás refrigerador se vaporize enquanto circula no evaporador, absorvendo uma grande parte do calor nesse processo.

Uma ventoinha localizada no radiador sopra o ar do ambiente através do agora gelado evaporador, o qual absorve o calor do ar, e o ar frio que daí resulta é enviado, através dos ventiladores, do A/C automotivo, para o interior da viatura.

Devido a que o ar arrefecido tem menos capacidade de manter a humidade, o evaporador também desumidifica o ar. A condensação desenvolve-se no evaporador do ar condicionado automotivo, e a água escoa-se através de um tubo de escoamento que sai da caixa de evaporação e provoca as poças de água que vemos por baixo dos carros que estão parados com o A/C ligado.

Dependendo do projecto do sistema, à medida que o gás refrigerador é sugado de volta em direcção ao compressor, deve haver também um acumulador apenso à saída do evaporador, que irá servir para que nenhum líquido refrigerador ou qualquer humidade entrem no compressor.

E é tudo acerca de como funciona o ar condicionado do seu carro

avatar
Fabrício Coimbra Kamikaze
Promoter
Promoter

Mensagens : 50
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 38
Localização : Ubatuba - SP

Ver perfil do usuário https://plus.google.com/u/0/photos/104067932215383009246/albums?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Funcionamento do Ar Condicionado Automotivo

Mensagem  Marco Aurélio em Seg Jan 16, 2012 9:42 am

Eae irmão tudo beleza? Muito legal a materia cara valeu mesmo por ajudar nosso fórum a crescer,com um conteudo bastante completo e assim tirando possiveis duvidas,valeu mesmo cara conte conosco pro que precisar...

Abraço...
avatar
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

Ver perfil do usuário http://forumfiatbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Funcionamento do Ar Condicionado Automotivo

Mensagem  mbc2012 em Ter Nov 20, 2012 1:42 pm

Muitas pessoas não sabem, mas podem trocar o filtro do ar condicionado sozinhas, o que sai bem mais em conta do que as trocas em lojas especializadas. E muitas também tem dúvidas de onde achar o tal filtro. Segue um site especializado que encontrei, espero que seja útil: http://www.autoconforto.com.br/

abs!

mbc2012

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Funcionamento do Ar Condicionado Automotivo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum