Fórum Fiat Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

12 formas básicas de cuidar do motor do automóvel

Ir para baixo

12 formas básicas de cuidar do motor do automóvel Empty 12 formas básicas de cuidar do motor do automóvel

Mensagem  Marco Aurélio Ter Dez 27, 2011 7:55 pm

Para retirar o máximo rendimento de um carro é necessário zelar pelo bem-estar do motor automóvel. Conheça as 12 formas básicas de cuidar do motor do automóvel e saiba que ao colocá-las em prática está a garantir o melhor desempenho do veículo na estrada e a aumentar a sua vida útil.

Verifique o óleo do motor. Para verificar o óleo do motor tem de abrir o capô do seu automóvel e puxar a vareta do óleo que se encontra junto ao motor. Deve fazê-lo quando o automóvel está frio para ver qual é o nível real do óleo.
Mude o óleo com regularidade. Ao mudar o óleo do seu carro com regularidade está a fazer com que o seu automóvel se mantenha cada vez mais “saudável” e que o seu motor tenha uma vida útil maior.
Não sobrecarregue o cárter do motor. Ao encher em demasia o cárter do óleo isso pode conduzir ao sobreaquecimento do motor e daí podem resultar acidentes de viação.
Limpe a tampa do óleo. Quando o condutor efetua a mudança de óleo do seu automóvel, é aconselhável que limpe sempre a respetiva tampa, uma vez que algumas tampas são magnetizadas e levam consigo partículas de metal.
Não se esqueça de substituir os filtros. Existem diversos filtros muito importantes na constituição de um automóvel, como o filtro do ar, do óleo, do combustível, entre outros. Todos eles têm como missão a proteção do motor e devem ser substituídos de acordo com as datas do manual do fabricante.
Verifique o estado da válvula de ventilação. A válvula de ventilação é um dispositivo de controlo de emissões em veículos mais velhos e o condutor deve certificar-se que o seu automóvel tem uma. A sua utilização impede danos no motor do carro.
Utilize o óleo recomendado no manual do veículo. O grau de óleo mais pesado não quer dizer necessariamente que seja o melhor para o seu automóvel. O grau de óleo mais leve possibilita uma melhor proteção do motor durante o inverno e provoca menos atrito interno dentro do próprio motor.
Assegure o bom funcionamento da transmissão do automóvel. A transmissão do automóvel é uma das componentes mais importantes de um carro e, como tal, deve estar atento à sua manutenção. O condutor deve alterar o fluido da transmissão automática e deve alterar o seu filtro nos primeiros 8.000 quilómetros e depois a cada 50.000 quilómetros.
Considere a adição de óleos refrigeradores. Os óleos refrigeradores têm um baixo custo e são de extrema importância para o bom funcionamento do radiador e para o aumento da vida útil do motor e da transmissão.
Tenha em atenção o estado das velas da ignição. Com o advento da ignição eletrónica e os computadores de bordo, a parte elétrica do automóvel ficou sobrecarregada e, como tal, é necessário mudar regularmente as velas de um veículo. Em média, é necessário trocar as velas de um automóvel a cada 50.000 quilómetros.
Tenha em atenção o estado da correia de distribuição. A correia de distribuição é essencial para o bom funcionamento de todas as peças automóveis. É fundamental substituí-la segundo a data que consta no manual do fabricante, caso contrário os estragos no motor poderão ser irreparáveis.
Limpe o motor do automóvel. Existem várias razões para lavar o motor e deve fazê-lo de ano em ano ou a cada dois anos. Um motor limpo vai trabalhar melhor e vai permitir que o condutor detete atempadamente uma fuga ou vazamento.
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos