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Fiat Linea e todos os seus detalhes de motor, equipamentos, etc

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Fiat Linea e todos os seus detalhes de motor, equipamentos, etc Empty Fiat Linea e todos os seus detalhes de motor, equipamentos, etc

Mensagem  Fabrício Coimbra Kamikaze Sáb Mar 10, 2012 12:37 am

Fiat Linea bem antes de muitos sites, para nosso leitor, mas apenas falamos o básico sobre o novo sedã. Agora temos tempo de entrar em todos os seus detalhes, dando uma visão melhor para todos do que é este novo carro.

A muito tempo a Fiat não habitava o segmento dos sedãs médios, e agora conta com o Linea para ter uma linha mais completa. A montadora italiana diz que esse lançamento comprova sua vocação para montadora “full-liner”, com uma gama completa de modelos atuais e competitivos. Sim, seus modelos são bem competitivos, mas a Fiat ainda está longe de ser full-liner, pois não tem pickup média, não tem minivan média, não tem sedãs de luxo, etc.

O Fiat Linea oferece equipamentos modernos de conforto e conveniência, como câmbio Dualogic, Blue&Me, Blue&Me NAV com navegador GPS, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular, até seis air bags, ar-condicionado automático digital e muito mais. Consegue imaginar um Chevrolet Vectra com tudo isso? Eu também não.

O segmento de sedãs médios é encarado como importante pela Fiat, assim como o é por todas as montadoras brasileiras. O segmento cresceu 30% de 2006 para 2007, e a Fiat até que demorou bastante para entrar nele. Ela oferece quatro versões do Linea, tentando abRanger uma faixa ampla de preços, de quase 20.000 reais.

As versões do Fiat Linea são: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet. O modelo tem 4,56 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura, dimensões que passam a impressão de ele ser maior do que é. O modelo usa e abusa dos cromados, detalhe que tem seus fãs e também tem seus inimigos.

No interior, temos combinações de cores diferentes para cada versão. No caso dos Fiat Linea 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic foi escolhido o cinza, tanto nos bancos como no painel. A versão Absolute recebeu couro cinza ou bege. A cor que você escolher para os bancos existirá também no painel. E a versão T-Jet vem com acabamento em microfibra e tear bege. O painel é bicolor, com a parte de cima preta e a de baixo bege, e há vários detalhes cromados.

O motorista conta com regulagem de altura do banco e também regulagens de altura e profundidade do volante. Assim que ele se sentar no banco, notará um tipo de painel de instrumentos na sua frente. Dependendo da versão do Linea, pode ser que o painel de instrumentos mude. Para as versões 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic e Absolute o quadro pode vir com um display de 3 linhas ou com a tecnologia dot matrix, no caso dos modelos com Blue&Me NAV. Já a versão T-Jet traz uma grafia mais esportiva e o display sempre na configuração dot matrix. O porta-malas do Fiat Linea é de 500 litros, menor do que alguns outros sedãs nacionais, mas na média do segmento.

Vamos falar um pouco deste tal de Blue&Me NAV. Pelo menos ele não é um GPS grudado no vidro dianteiro através de uma ventosa, recurso ridículo dos modelos da Chevrolet. O Blue&Me NAV tem todos os recursos do Blue&Me e também um GPS. Com ele, o motorista terá comunicação por voz, e imagens no painel, indicando a direção a ser seguida e o nome da próxima rua. O Linea vem com um pen drive de 2 GB, carregado com o mapa do GPS. A cobertura é para 111 cidades brasileiras e também inclui mais de 3.800 pontos de interesse (POIs) divididos em 15 categorias. Você tem que conectar o pen drive, pressionar o botão “NAV” ou dar o comando vocal “Navegação” para acessar o menu do navegador.


O câmbio Dualogic é aquele que já conhecemos. O sistema é uma caixa de câmbio tradicional com um conjunto controlado por uma central eletrônica, em vez do comando manual. A central comanda as trocas de marchas e aciona a embreagem automaticamente, que são atuados através de pistões eletro-hidráulicos. A qualquer momento o motorista pode alternar o modo de trocar as marchas, trocando elas manualmente ou automaticamente. Se o Linea for equipado com câmbio Dualogic, ele também tem piloto automático. A versão T-Jet tem o piloto automático mesmo não tendo câmbio Dualogic.

O Fiat Linea pode receber até seis airbags: dois dianteiros, dois laterais e dois window bags. Os dianteiros são de série em todas as versões, e têm duplo estágio para ativação: uma velocidade mais lenta e outra mais rápida, dependendo da informação enviada à central eletrônica pelos sensores localizados nos bancos dianteiros e cintos de segurança. Em colisões frontais menos intensas, ativam somente o primeiro estágio; em colisões violentas, ativam os dois estágios.

O sistema de ar-condicionado do Linea é manual no modelo mais barato e digital nos Absolute e T-Jet. Sempre conta com saída de ar para os bancos traseiros. O Linea também tem o sistema My Car e o computador de bordo, que monitora consumos médio e instantâneo de combustível, distância percorrida em um determinado trajeto, autonomia, velocidade média e tempo de viagem. Todas as versões do Linea tem rádio CD player com MP3 e RDS, ligado a quatro alto-falantes + dois tweeters.

Em termos de motores, o Fiat Linea tem dois que são inéditos na linha Fiat. Um 1.9 16v, que na verdade deveria ser chamado de 1.85, e um 1.4 16v turbo. O motor 1.9 é feito na Argentina, já o T-Jet é importado da Itália. O primeiro tem até 132 cavalos de potência e 18,1 kgfm de torque e o outro tem 152 cavalos e torque de 21,1 kgfm

Veja as novidades do motor 1.9 16v, listadas pela Fiat:

Bloco do motor. Desenvolvido especialmente para este motor, traz novo desenho externo e nova interface com o cabeçote. Também são específicos para ele o sistema de lubrificação com jet-cooling (injetores borrifam óleo nos pistões para resfriá-los), o novo sistema de blow-by (que elimina a pressão causada pela vaporização do óleo durante o funcionamento do motor, como um respiro), a nova camisa d’água e os tampões do bloco feitos de aço inox.
Pistões Mahle Ecoform. Têm design diferenciado para maximizar a resistência estrutural e minimizar o peso e o atrito. Eles possuem saias assimétricas, melhorando seu apoio onde é preciso e reduzindo o atrito onde o contato não é necessário. Menor atrito significa funcionamento mais eficiente.
Bielas. Fabricadas em um novo material, mais resistente.
Bronzinas. Redesenhadas, possuem maior resistência e durabilidade.
Coletor de aspiração. Com corpo em alumínio fundido, o dimensionamento de seus condutos, dos eixos de distribuição e do coletor de escapamento – foi otimizado, garantindo 94% de torque máximo a 2.500 rpm.
Acelerador eletrônico: O sistema drive-by-wire acoplado ao coletor proporciona melhor dirigibilidade e menor consumo.
Coletor de descarga tubular. Com novo desenho, inclusive um catalisador com grande seção transversal, tem fluidodinâmica otimizada para a performance. Ele assegura menor perda de carga nos condutos, rápido aquecimento do catalisador, menor restrição à passagem dos gases na cerâmica do catalisador e menor perda de carga na saída do catalisador.
Juntas de vedação. Feitas de Viton®, um fluoroelastômero reconhecido por sua grande resistência ao calor e aos efeitos de produtos químicos e combustíveis, garantem maior confiabilidade.


O Linea equipado com esse motor 1.9 16v atinge máxima de 188 km/h, com um consumo na cidade de 11,5 km/l com gasolina e 8,1 km/l com álcool. Já na estrada o consumo é de 15,2 km/l com gasolina e 10,7 km/l com álcool.

O motor T-Jet 1.4 16v turbo introduz no Brasil a tendência que acontece a um bom tempo na Europa, que é de motores menores com superCharger ou turbo, alcançando mais potência e menor consumo. A máxima do Linea com esse motor é de 203 km/h, fazendo o 0-100 em 8,5 segundos. O consumo é de 12 km/l na cidade e 16 km/l na estrada

A Fiat traz algumas conclusões próprias sobre o motor T-Jet, em comparação com motores similares, sem turbo, de 1.6 a 2.0 litros:

A potência do T-Jet é equivalente ou superior.
Seu torque é pelo menos 23% maior do que o dos 1.6 e 8% superior ao dos 2.0.
O torque do T-Jet disponível em baixas rotações chega a ser 50% maior.
O consumo é menor, assim como as emissões de dióxido de carbono.
Veja os detalhes do motor T-Jet, que conta com turbina IHI RFH3, com sobrealimentação de até 1 bar:

Carcaça feita de um novo material, o ferro fundido “NI-resist”. O alto teor de níquel na liga confere grande resistência ao componente
Refrigeração a água
Sistema otimizado de lubrificação do turbo
Sistema de refrigeração de óleo incorporado (trocador de calor água/óleo)
Baixa inércia para respostas rápidas
Câmara de combustão compacta. Com desenho tipo Pentroof, garante combustão rápida e melhor rendimento.
Junta do cabeçote metálica multicamadas. Em vez de uma única camada, há várias que, em conjunto, trabalham para proporcionar uma vedação melhor, o que é muito importante em função das altas pressões de combustão.
Válvulas de descarga feitas de Nimonic e sede de válvulas antidesgaste. O Nimonic é uma liga de níquel e cromo conhecida por sua resistência ao calor e à pressão, ideal para suportar as altas temperaturas geradas pelo turbo.
Sub-bloco em alumínio com mancais integrados em ferro fundido. Essa disposição assegura maior rigidez ao bloco do motor, reduzindo as vibrações.
Virabrequim leve em aço, bielas de aço fraturadas, pistões leves e revestidos, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas. Tais aspectos construtivos proporcionam economia de combustível, níveis reduzidos de ruídos e vibrações e maior resistência para trabalhar com o turbocompressor.
Sistema de refrigeração com circulação em “U” e maior vazão. O sistema de arrefecimento é otimizado para lidar com as altas temperaturas geradas pelo turbo.
Coletor de descarga 4 – 2 – 1. Essa configuração reduz o retorno de gases queimados à câmara de combustão, resultando em melhor rendimento.
Volante do motor dupla massa. O volante na extremidade do virabrequim serve para equilibrar os pistões, ajudando a conservar energia e reduzindo as vibrações transmitidas ao câmbio.
Cárter estrutural em alumínio. Ele confere maior rigidez ao conjunto motopropulsor, diminuindo as vibrações.
Módulo integrado de recirculação de blow-by, controle de pressão interna do motor e separação do óleo líquido do blow-by. Tal construção consome menos óleo e aumenta a confiabilidade, pois o controle da pressão interna contribui para a eliminação de vazamentos de óleo.
Suporte baricêntrico do motor. Este tipo de suporte transmite menos trepidações.
Catalisador otimizado tipo “close-coupled”. Ele contribui para as baixas emissões e o alto rendimento.

A suspensão do Fiat Linea é é independente na dianteira, tipo MacPherson, com braços inferiores em triângulo-retângulo. Os braços oscilantes são feitos de chapa estampada, com esquema construtivo “butterfly” patenteado, o que resulta em uma notável redução de peso sem comprometer a resistência. Os coxins de borracha especial têm volume maior, para absorver mais as asperezas e, assim, melhorar o conforto. A travessa da suspensão em alumínio possui alta rigidez estrutural. O montante é reforçado para garantir uma excelente dirigibilidade em curvas e um maior conforto acústico vibracional. E a barra estabilizadora tem bieleta para ancoragem dos amortecedores, assegurando maior estabilidade e mais rapidez de resposta dinâmica em curvas.

Já na traseira, a suspensão é com rodas semi-independentes, interconectadas por uma ponte de torção. O conjunto garante rigidez e estabilidade com boa dirigibilidade. A estrutura da ponte é composta por braços laterais estampados em dois semi-eixos soldados com um perfil lateral de torção transversal. A disposição vertical dos amortecedores, com fixação à carroceria pelo lado interno do passa-roda (borda do pára-lama), permite um superior nível de filtragem das irregularidades do piso, privilegiando o conforto acústico do habitáculo.

O Linea conta também com ABS e EBD em todas as versões. O sistema de freios adotado no Fiat Linea é do tipo hidráulico servo-assistido. Ele é composto por dois circuitos independentes em “X”: cada circuito age sobre uma roda dianteira e sobre sua diagonal traseira.Os discos são ventilados na frente e sólidos na traseira.

Veja cada versão do Linea em detalhes:

Fiat Linea 1.9 16V – Versão de entrada, com câmbio mecânico, HSD (High Safety Drive) composto por freios com ABS e air bag duplo, CD player com MP3, vidros elétricos com sistema one-touch e antiesmagamento nas quatro portas, ar-condicionado manual com saída de ar para o banco traseiro, direção hidráulica, espelhos retrovisores externos com comandos elétricos, telecomando para abertura e fechamento das portas, vidros e porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido (60/40) com apóia-braço central + porta-objetos e porta-copos, rodas em liga-leve de 15”, detalhes externos cromados, vidros das portas laminados, vidros laterais posteriores escurecidos Venus 35, volante com regulagem de altura e profundidade, revestido em couro e com comandos de rádio, abertura interna elétrica do porta-malas e mecânica do reservatório de combustível, computador de bordo A e B, My Car Fiat, faróis de neblina, brake-light, porta-óculos, faróis com função Follow Me Home, relógio digital e termômetro externo no painel, Fiat Code 2 e bancos revestidos em veludo, entre outros. Os opcionais para esse modelo são Blue&Me, Blue&Me NAV, revestimento em couro cinza, side bags dianteiros + window bags e piloto automático e sensores crepuscular e de chuva.

Fiat Linea 1.9 16V Dualogic – Os equipamentos de série e opcionais são exatamente os mesmos acima citados.

Fiat Linea Absolute – Além dos itens de série presentes na versão 1.9 16V Dualogic, a versão mais luxuosa do sedan traz, ainda, ar-condicionado automático digital, Blue&Me, sensor de estacionamento, cortina pára-sol no vidro traseiro, interior em couro cinza ou bege, rodas em liga-leve 16” + pneus 205/55 (inclusive estepe) e sobretapete cinza ou bege. Opcionais: Blue&Me NAV, sensores crepuscular e de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, side bags dianteiros + window bags.

Fiat Linea T-Jet – A versão com motor turbo 1.4 16V a gasolina e câmbio mecânico, é a top em performance. Possui todos os itens de série da versão Absolute (exceto o câmbio automático Dualogic) e ainda rodas em liga-leve 17” com pneus 205/50 (inclusive estepe), sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer + amplificador + quatro alto-falantes + quatro tweeters, quadro de instrumentos com grafia diferenciada e display dot matrix, sobretapete exclusivo e revestimento interno em microfibra + tear bege. Opcionais: Blue&Me NAV, side bags dianteiros + window bags e revestimento em couro bege.

Fonte: Fiat
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