Como economizar combustível
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Como economizar combustível
O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!
Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º Truque:
Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exacto.
*2º Truque:
Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º.Truque:
Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
QUEM AVISA AMIGO É....
Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!
Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º Truque:
Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exacto.
*2º Truque:
Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º.Truque:
Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
QUEM AVISA AMIGO É....
Hermes- Coordenador Regional
- Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense
Re: Como economizar combustível
Eu ja tinha visto essas dicas em algum lugar.
Realmente é muito bom e se servir de conselho vou dar umas dicas abaixo que fizeram muito efeito comigo
1º encha o tanque umas 3x seguidas e gaste até 1/4 ou menos pra poder ficar só gasolina aditivada (isso faz com que seu carro tenha um combustivel mais limpo e limpa o tanque por dentro)
2º troque os filtros. (com a limpeza do tanque td a sujeira vai pro filtro e não trocando ele acaba entupindo e forçando a bomba que vai acabar quebrando cedo ou tarde)
3º limpe os bicos.
4º continue usando gasolina aditivada do seu posto de confiança
Comigo ajudou muito. Veja as médias de Km/l
Antes Depois
Cidade 6,8 8,75
Estrada 10,5 15,47
Um abraço a tds
Realmente é muito bom e se servir de conselho vou dar umas dicas abaixo que fizeram muito efeito comigo
1º encha o tanque umas 3x seguidas e gaste até 1/4 ou menos pra poder ficar só gasolina aditivada (isso faz com que seu carro tenha um combustivel mais limpo e limpa o tanque por dentro)
2º troque os filtros. (com a limpeza do tanque td a sujeira vai pro filtro e não trocando ele acaba entupindo e forçando a bomba que vai acabar quebrando cedo ou tarde)
3º limpe os bicos.
4º continue usando gasolina aditivada do seu posto de confiança
Comigo ajudou muito. Veja as médias de Km/l
Antes Depois
Cidade 6,8 8,75
Estrada 10,5 15,47
Um abraço a tds
tanassovia- Moderadores
- Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 46
Localização : Caieiras / SP
Re: Como economizar combustível
A sua média aumentou bem em amigo,tempra 8 valvulas fazendo 15 km/l é de ficar de queixo caido quem sabe nao faço isso também.
Abraços...
Abraços...
Re: Como economizar combustível
Pois é eu tbm duvidava que podia chegar nessa média mas chegou.
Acreditava que fazendo oque eu fiz ia chegar no máximo a 14km e ja me dava por satisfeito mas essa média realmente me surprendeu e não foi um caso isolado.
Td vez que pego estrada a média fica acima dos 14,5 (depende do pé)
Como eu disse isso que contei não é história. É Fato e aconteceu comigo.
Não é um eu ouvi dizer que fazendo isso resolve.
Tirem a prova gente.
Acreditava que fazendo oque eu fiz ia chegar no máximo a 14km e ja me dava por satisfeito mas essa média realmente me surprendeu e não foi um caso isolado.
Td vez que pego estrada a média fica acima dos 14,5 (depende do pé)
Como eu disse isso que contei não é história. É Fato e aconteceu comigo.
Não é um eu ouvi dizer que fazendo isso resolve.
Tirem a prova gente.
tanassovia- Moderadores
- Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 46
Localização : Caieiras / SP
Re: Como economizar combustível
Eu acho possível sim, haja vista que meu pai conseguiu fazer pouco + de 20 km por litro com o Polo 1.6 dele, ele sempre anda de tanque cheio.
Hermes- Coordenador Regional
- Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense
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