Fórum Fiat Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como economizar combustível

3 participantes

Ir para baixo

Como economizar combustível Empty Como economizar combustível

Mensagem  Hermes Sex Nov 11, 2011 1:44 pm

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!

Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.. Esperamos que lhe sejam proveitosos.


*1º Truque:

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exacto.


*2º Truque:

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.



*3º.Truque:

Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.



*4º Truque:

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.


QUEM AVISA AMIGO É....

Hermes
Hermes
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense

Ir para o topo Ir para baixo

Como economizar combustível Empty Re: Como economizar combustível

Mensagem  tanassovia Sex Nov 11, 2011 2:00 pm

Eu ja tinha visto essas dicas em algum lugar.
Realmente é muito bom e se servir de conselho vou dar umas dicas abaixo que fizeram muito efeito comigo
1º encha o tanque umas 3x seguidas e gaste até 1/4 ou menos pra poder ficar só gasolina aditivada (isso faz com que seu carro tenha um combustivel mais limpo e limpa o tanque por dentro)
2º troque os filtros. (com a limpeza do tanque td a sujeira vai pro filtro e não trocando ele acaba entupindo e forçando a bomba que vai acabar quebrando cedo ou tarde)
3º limpe os bicos.
4º continue usando gasolina aditivada do seu posto de confiança

Comigo ajudou muito. Veja as médias de Km/l
Antes Depois
Cidade 6,8 8,75
Estrada 10,5 15,47

Um abraço a tds
tanassovia
tanassovia
Moderadores
Moderadores

Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 46
Localização : Caieiras / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como economizar combustível Empty Re: Como economizar combustível

Mensagem  Marco Aurélio Sex Nov 11, 2011 4:14 pm

A sua média aumentou bem em amigo,tempra 8 valvulas fazendo 15 km/l é de ficar de queixo caido quem sabe nao faço isso também.

Abraços...
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Administrador
Administrador

Mensagens : 129
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : Bauru-SP

https://forumfiatbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como economizar combustível Empty Re: Como economizar combustível

Mensagem  tanassovia Sáb Nov 12, 2011 10:40 am

Pois é eu tbm duvidava que podia chegar nessa média mas chegou.
Acreditava que fazendo oque eu fiz ia chegar no máximo a 14km e ja me dava por satisfeito mas essa média realmente me surprendeu e não foi um caso isolado.
Td vez que pego estrada a média fica acima dos 14,5 (depende do pé)
Como eu disse isso que contei não é história. É Fato e aconteceu comigo.
Não é um eu ouvi dizer que fazendo isso resolve.
Tirem a prova gente.
tanassovia
tanassovia
Moderadores
Moderadores

Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 46
Localização : Caieiras / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como economizar combustível Empty Re: Como economizar combustível

Mensagem  Hermes Sáb Nov 12, 2011 12:36 pm

Eu acho possível sim, haja vista que meu pai conseguiu fazer pouco + de 20 km por litro com o Polo 1.6 dele, ele sempre anda de tanque cheio.
Hermes
Hermes
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense

Ir para o topo Ir para baixo

Como economizar combustível Empty Re: Como economizar combustível

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos